terça-feira, 19 de março de 2013

Carta da ANPB ao Papa Francisco




Brasília (DF), 18 de março de 2013

Da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil
A Sua Santidade Papa Francisco


Santidade,

Ao anoitecer daquele dia 13 de março, sob uma chuva fina que caía sobre a Praça de São Pedro, em Roma, nossos olhos focavam aquela tradicional chaminé sobre o telhado da Capela Sistina à espera da fumaça branca que anunciaria a eleição do novo Papa. De repente, eis que surge “il fumo bianco”. A alegria foi grande! A partir daquele momento a Igreja tinha o seu pastor! Mas a ansiedade continuava. Quem foi o escolhido? Era a pergunta de todos. Tivemos que esperar mais uma hora de tempo.

Acenderam se as luzes da balaustra de onde o novo Papa saudaria a multidão que se comprimia na Praça da Basílica de São Pedro e na Via Reconciliazione. Que belo cenário!

Finalmente ecoa naquela praça superlotada de fiéis e por todo o mundo o tão esperado anúncio: “Habemus Papam!”. E quem fora escolhido para ser o sucessor de Bento XVI? Um cardeal que não aparecia como favorito na mídia nacional e internacional, mas um homem simples e de voz branda que nasceu no Continente da Esperança, trazendo para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino americana e caribenha.

Nesta mensagem reforçamos as palavras do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner: “Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo”.

A escolha do nome FRANCISCO leva nos a pensar e esperar de Vossa Santidade um ministério de profunda comunhão com a Trindade Santa, de transparência evangélica, de solidariedade com os pobres e sofredores, de paixão pela missão e misericórdia para com os que necessitam da acolhida amorosa do pastor.

Que a Virgem Maria, Estrela da Evangelização esteja sempre a sua frente durante todo o seu Ministério Petrino.

Receba de cada um de nós presbítero do Brasil um caloroso e fraternal abraço em Cristo, o Bom Pastor.

Suplicamos a Vossa bênção apostólica.



Pe. José Maria da Silva Ribeiro
Presidente da ANPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Deixe aqui seu recado.