segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ECC 2012: Espiritualidade fortalece casais coordenadores



Trinta e nove casais participaram neste domingo (29) da primeira espiritualidade reunindo todos os coordenadores das equipes de trabalho do XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), que vai ser realizado em Presidente Prudente de 13 a 15 de julho deste ano. O encontro foi realizado na Paróquia São João Batista de Pirapozinho, sob o comando do diretor espiritual do Congresso, padre Dirceu Montovani.

A espiritualidade começou com a missa na Catedral da cidade, com a apresentação da capelinha de Nossa Senhora e os banners contendo o tema (“Família, projeto de Deus”), o lema do Congresso (“Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a rocha”) e o mapa do Brasil com as regiões e as regionais do ECC.

Depois, no Anfiteatro da Paróquia, os casais participaram de uma atividade em grupos para reflexão de um trecho do Evangelho (Mt. 7, 21-19) de onde foi retirado o lema do Congresso. Os casais partilharam experiências e depois fizeram orações individuais para apresentar diante do Santíssimo na Igreja Matriz de Pirapozinho.

No segundo momento, padre Dirceu falou da importância de conhecer a si mesmo para conseguir ter experiência profunda do amor de Deus. “Não adianta dizer que tem fé. Precisa ter fé madura”, defendeu. O diretor espiritual do XX Congresso Nacional do ECC orientou aos casais que procurassem identificar, encarar e se libertar das sombras que têm dentro de si para que se sintam bem consigo mesmo. “As sombras são o lado escuro das nossas vidas. Chega um momento em que a sombra incomoda tanto que mexe até mesmo com os nossos sentidos. Precisamos nos afastar dessas sombras, olhar de longe, com o coração, ouvindo a voz de Deus. É preciso haver conversão para ter maturidade para conversar com Deus.”

O casal coordenador da Equipe do Café, Nivaldo da Silva Santos e Regina Célia Carobina Santos (Paróquia São Benedito, de Alfredo Marcondes), se emocionou com a mensagem do padre. “Pra nós foi uma maravilha. A gente já está trabalhando, mas ainda não tínhamos tido esse momento.”

O coordenador geral do Congresso, Gerson Miguel de Tilio, defendeu que a espiritualidade é importante porque serve de alimento para o espírito de todos os casais que estão trabalhando para o evento. “Angústias e dificuldades que tínhamos serão resolvidas mais facilmente depois do que o padre Dirceu nos mostrou. O Congresso Nacional do ECC começou hoje”. A esposa de Gerson e também coordenadora geral do ECC, Isabel Cristina de Tilio, disse que “foi o momento de abrir o coração para o evento”.

Outros quatro momentos de espiritualidade serão realizados antes do Congresso em cada um dos setores da Diocese envolvendo todos os 1500 casais que vão trabalhar na organização do evento. Os locais e horários serão divulgados em breve pelos casais coordenadores das equipes.
Publicado por: Equipe Comunicação XX Congresso Nacional do ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Deixe aqui seu recado.